sexta-feira, junho 23, 2006

A arte do futebol

Eu já disse várias vezes que não gosto de futebol. Não tenho nada contra o desporto em si, contudo, não consigo entender porque razão é que uma nação inteira para durante um dia por um jogo que eles próprios classificam como "pouco importante".

Nem quero imaginar como vai ser com as finais do mundial? Uma semana antes do jogo e outra depois?

Continuando, é impossível negar o estatuto do universo futebolístico de arte. Ao mesmo nível dos jogos de circo ou das execuções públicas e corridas do hipódromo, mas arte na mesma. Pão e Circo é uma medida de arte popular.

Defendendo a análise anterior, é fácil estudar a arte com que o futebol é vendido, a decoração que a sua básica premissa acarreta. Ora as suaves bandeiras que nos impingem mil e um produtos, não são ela arte, parte da cor de um jogo de futebol? Porra, até a vernaculidade da claque e dos jogadores castigados, a mais esbelta arte do insulto? E do murro? E da invasão de campo?

E os clássicos? As maravilhas em tela e película inspiradas pelo mui nobre e exaltado acto de chutar a bola? Futebol... arte. E que ninguém se atreva a questionar. Até as figuras, esses Adónis suados que compensam de boca fechada as graças que nas cabeças não lhes incidiram.

Repito, futebol é uma arte. A cultura de uma nação.
Que se lixe o Nobel da Literatura. Eu quero um Nobel do Futebol.

6 Comments:

Blogger Ludovico M. ALves said...

Antes de mais nada, as minhas mais sinceras desculpas aos utilizadores por estarem mais de duas semanas sem posts e pelo péssimo post anterior.

sexta-feira, junho 23, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Não precisa de pedir desculpa por essas coisas, o importante é continuar.

sábado, junho 24, 2006  
Blogger Enlightened by darkness said...

Eh pá, eu gosto muito de futebol, não gosto é de toda esta pimbalhada associada ao futebol feita por um monte de gente que nada sabe de futebol, não conhecendo leis nem jogadores, e que só se lembram de futebol quando há estas campanhas ridículas que infestam as televisões e tudo o mais.
Sobre isso é que devias ter criticado.

domingo, junho 25, 2006  
Blogger Ludovico M. ALves said...

E eu critiquei. Eu disse que respeito e até aprecio o futebol. Como desporto. Se achas que é esse o "futebol" que vês adorado por todo o lado... :P

domingo, junho 25, 2006  
Blogger K1111 said...

Eu gosto de futebol também e gosto de ver a maneira como as massas quando estão a ver o jogo vibram com o mesmo e até os festejos aprecio observar. O que não gosto é tudo o resto. O que não gosto é de ter de ouvir nananananana 3562 antes do jogo dar. E é por isso que só ligo a tv durante akeles 90 minutos.

sexta-feira, junho 30, 2006  
Anonymous 17th angel said...

Concordo com o comentário anterior. Gosto do futebol, é um desporto relativamente simples e, no entanto, consegue ser quase como uma arte.
É bom ver os 90 minutos de jogo da nossa selecção e torcer por ela, mas sinceramente, precisamos mesmo de levar com todos os programas que vasculham os pormenores mais insignificantes e triviais?
Precisamos de saber os detalhes da vida de todos os jogadores, ou as inúmeras análises anteriores e posteriores ao jogo? Não me parece.
Se gostássemos e nos importássemos tanto com outras coisas como nos importamos com o futebol...

sábado, julho 01, 2006  

Enviar um comentário

<< Home